Abrir Menu

Linhas de pesquisa, artigos e notícias sobre Psicanálise.

LINHA DE PESQUISA 1

ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONEXÕES DA PSICANÁLISE

Discussão e definição dos critérios metodológicos concernentes à produção do conhecimento na psicanálise e nas conexões com outros campos da produção acadêmico-científica, a partir da análise de conceitos pertinentes à especificidade da construção conceitual psicanalítica e suas interconexões com saberes como a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina, a Arte, a Filosofia, A Matemática, a Linguística e outros subtemas, considerando a teoria e a metodologia psicanalíticas como lugares privilegiados para a construção do saber.

 

LINHA DE PESQUISA 2

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

A partir de investigações teóricas e práticas, tem a proposta de investigar processos e discussões articulando a abordagem psicanalítica ao estudo dos temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em suas mais variadas vertentes, pelo olhar das dimensões cognitiva e afetiva do psiquismo, e como são influenciadas pelos ambientes escolares e não escolares de aprendizagem.

 

LINHA DE PESQUISA 3

PSICANÁLISE COM INFANTES E PÚBERES

Propõe a investigação de aspectos relevantes da infância e da puberdade na contemporaneidade, destacando os aspectos socioculturais que concorrem para a construção da subjetividade da criança e do adolescente a partir da abordagem psicanalítica, tendo em consideração as questões do desenvolvimento e a transição da adolescência para a vida adulta e a criação e formação dos laços sociais.

 

LINHA DE PESQUISA 4

PSICANÁLISE, SEXO E GÊNERO

Trata da busca da compreensão de novas possibilidades de subjetivação e construção identitária de gênero e a decorrente necessidade de se debruçar sobre os pressupostos psicanalíticos associados a tais construções, como a função da castração na orientação de escolha sexual, e o papel do binômio falo/castração para a compreensão da subjetividade associada ao sexo nos âmbitos do real, do imaginário e do simbólico.

 

SUBJETIVAÇÃO E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO. SUJEITOS E LÍNGUAS EM PRÁTICAS DISCURSIVAS -INFLEXÕES NO

O livro “Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino”, publicado pela Editora Pontes, em 2016, investe na compreensão do modo de produção de conhecimento sobre a relação entre subjetivação e as línguas na interface com o discurso.

LER MAIS
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCUTA PSICANALISTA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES: O ACOLHIMENTO EM FACE DA PANDEMIA

Cabe ao psicanalista, como profissional de saúde, observar e ouvir com paciência as palavras e silêncios de seu paciente. Seu preparo e sua escuta podem responder terapeuticamente às demandas singulares num período crítico da vida, as quais surgem em decorrência das vivências individuais mobilizadas pelo processo do adoecer da mente. (BRENNER, 1975)

LER MAIS
O “olhar para fora” e a missão das OSCs na educação integral e inclusiva de crianças e jovens.

Na busca de reconhecer e compreender o chão que pisamos, o território que ajudamos a moldar e a identidade que ajudamos a construir, o “olhar para fora” se torna um dispositivo que contribui para a promoção da educação integral e para a inclusão de crianças e adolescentes.

LER MAIS
Competências gerais do Psicanalista.

Documento adaptado e elaborado a partir das Competências Gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC- 2018) e texto “Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise” in: FREUD (1912).

LER MAIS
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA ORGANIZACIONAL EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA ORGANIZACIONAL EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL AOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

LER MAIS
Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos Heidegger

Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos Heidegger

LER MAIS
Quando o passado interfere no futuro

"Há alguma coisa que se repete na sua vida, que é sempre a mesma, essa é a sua verdade..." Jacques Lacan

LER MAIS
Conflitos no ambiente organizacional

Como é possível classificar, compreender e mediar?

LER MAIS
O que é Psicanálise?

A Psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud no início do século XX...

LER MAIS
Ataques de Pânico, tem cura? Como identificar?

Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre o pânico e como é possível tratá-lo.

“A Análise pessoal apresenta-se muito eficaz ao Transtorno de Pânico se for conciliado com a medicação adequada”

LER MAIS
O que faz um Psicanalista?

É necessário ser Médico ou Psicólogo? Qual a área de atuação? Qual é a rotina?

Estas são perguntas muito frequentes, este artigo visa esclarecer os principais pontos da atuação e rotina de um Psicanalista.

LER MAIS
Tijolo por tijolo, construa o futuro que você deseja.

No começo da jornada, é comum que a maioria das pessoas alimentem a esperança de vivenciar um futuro grandioso. Talvez pela habilidade infantil de fantasiar cenários e estórias mirabolantes, alimentamos dentro de nós a vontade de fazer algo notório, mas fato é que também grande parte dessa maioria, finda suas forças sem atingir este patamar.

LER MAIS