
LINHA DE PESQUISA 1
ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONEXÕES DA PSICANÁLISE
Discussão e definição dos critérios metodológicos concernentes à produção do conhecimento na psicanálise e nas conexões com outros campos da produção acadêmico-científica, a partir da análise de conceitos pertinentes à especificidade da construção conceitual psicanalítica e suas interconexões com saberes como a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina, a Arte, a Filosofia, A Matemática, a Linguística e outros subtemas, considerando a teoria e a metodologia psicanalíticas como lugares privilegiados para a construção do saber.
LINHA DE PESQUISA 2
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
A partir de investigações teóricas e práticas, tem a proposta de investigar processos e discussões articulando a abordagem psicanalítica ao estudo dos temas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem em suas mais variadas vertentes, pelo olhar das dimensões cognitiva e afetiva do psiquismo, e como são influenciadas pelos ambientes escolares e não escolares de aprendizagem.
LINHA DE PESQUISA 3
PSICANÁLISE COM INFANTES E PÚBERES
Propõe a investigação de aspectos relevantes da infância e da puberdade na contemporaneidade, destacando os aspectos socioculturais que concorrem para a construção da subjetividade da criança e do adolescente a partir da abordagem psicanalítica, tendo em consideração as questões do desenvolvimento e a transição da adolescência para a vida adulta e a criação e formação dos laços sociais.
LINHA DE PESQUISA 4
PSICANÁLISE, SEXO E GÊNERO
Trata da busca da compreensão de novas possibilidades de subjetivação e construção identitária de gênero e a decorrente necessidade de se debruçar sobre os pressupostos psicanalíticos associados a tais construções, como a função da castração na orientação de escolha sexual, e o papel do binômio falo/castração para a compreensão da subjetividade associada ao sexo nos âmbitos do real, do imaginário e do simbólico.
Este estudo busca apresentar as teorias de aprendizagem consideradas relevantes na educação, além das teorias que visam explicar significados de currículo segundo as correntes tradicionalista, crítica e pós-crítica. Desta maneira, este olhar pedagógico visa delinear a visão de diversos autores que atuam neste segmento.
Tais teorias de ensino e aprendizagem são modelos, abstrações, que na prática não se tratam de uma simples reprodução de teorias. Esses modelos orientam, indicam um caminho, mas muitas escolas pautam sua atuação sem se ater a um único modelo.
“As características distintivas da mente são meramente subjetivas; nós os conhecemos apenas através do conteúdo de nossa própria consciência” (Wilhelm Wundt).
O livro “Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino”, publicado pela Editora Pontes, em 2016, investe na compreensão do modo de produção de conhecimento sobre a relação entre subjetivação e as línguas na interface com o discurso.
Cabe ao psicanalista, como profissional de saúde, observar e ouvir com paciência as palavras e silêncios de seu paciente. Seu preparo e sua escuta podem responder terapeuticamente às demandas singulares num período crítico da vida, as quais surgem em decorrência das vivências individuais mobilizadas pelo processo do adoecer da mente. (BRENNER, 1975)
Na busca de reconhecer e compreender o chão que pisamos, o território que ajudamos a moldar e a identidade que ajudamos a construir, o “olhar para fora” se torna um dispositivo que contribui para a promoção da educação integral e para a inclusão de crianças e adolescentes.
Documento adaptado e elaborado a partir das Competências Gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC- 2018) e texto “Recomendações aos médicos que exercem a Psicanálise” in: FREUD (1912).
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CLIMA ORGANIZACIONAL EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL AOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Angústia em Heidegger, Saramago e Graciliano Ramos Heidegger
"Há alguma coisa que se repete na sua vida, que é sempre a mesma, essa é a sua verdade..." Jacques Lacan
A Psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud no início do século XX...
Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre o pânico e como é possível tratá-lo.
“A Análise pessoal apresenta-se muito eficaz ao Transtorno de Pânico se for conciliado com a medicação adequada”