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Psicoterapia Psicanalítica para tratamento de Transtorno Borderline
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Formação em Psicanálise.

Programa de Formação em Psicanálise:


 


Formação Profissional: baseada no Tripé Psicanalítico.


 





3.1.Objetivo geral:



Promover programas de educação continuada para profissionais dos diversos níveis seja na área de educação ou biocientífica oferecendo programas de formação para portadores de graduação em ensino superior que queiram se dedicar ao trabalho na área específica.



 





 Capacitar e aperfeiçoar continuadamente profissionais das áreas humanas, da saúde e afins para reconstruírem e ampliarem conhecimentos específicos através de pesquisas científicas.



 





Possibilitar que profissionais das áreas relacionadas obtenham conhecimento relacionado à Psicanálise Clinica, conforme a legislação vigente, para que possa contribuir com o conhecimento na área da pesquisa científica.



 





Este programa é aberto a portadores de diploma de nível superior, nas áreas das ciências humanas, saúde e afins, pautado na indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão e entre o conhecimento e as intervenções de apoio comunitário no campo psicossocial, fomentando total e irrestrito respeito à ética e ao aprimoramento profissional contínuo, espera-se que o egresso do Curso de Pós-graduação em Psicanálise possua:



Habilidades e competências relativas ao ensino, à pesquisa e às intervenções profissionais, pautando-se na dialética relação entre ciência e profissão e no reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano;



Capacidade de desenvolver no exercício da profissão a interlocução real e prática com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico; Capacidade de fazer uso crítico de diferentes teorias e métodos em psicanálise, numa perspectiva em que a intervenção profissional não é mera aplicação de conhecimentos já aprendidos, mas sim produção de conceitos e métodos adequados às intervenções profissionais concretas;



Habilidade de escutar, mas também de saber expor suas posições, fazendo a análise de suas implicações.



Capacidade de empreender diferentes estratégias de intervenção em gestão de pessoas, desenvolvendo os conhecimentos já existentes;



Habilidade de transitar nas diferentes áreas do saber e da prática da profissão;



Habilidade para identificar demandas de ordem psicológica e traçar estratégias adequadas de resposta e intervenção;



Capacidade para elaborar projetos de intervenção, pautados no respeito às características da população atendida;



Competência para identificar problemas e elaborar metodologias de investigação científica no campo da Psicanálise e em sua interface com outros campos;



Capacidade de promover a saúde e qualidade de vida dos sujeitos, grupos, comunidades e organizações nos distintos contextos, através dos métodos próprios da profissão, acatando as determinações e diretrizes do código de ética da profissão



Capacidade de produzir textos de pareceres e relatórios, quando necessário, de forma clara e bem articulada;



Habilidade para atuar de forma reflexiva e atenta, evitando reproduzir modos prescritivos e diretivos de atuação.



 



 





1.260 horas, divididas em 6 Semestres.



 





6 semestres.



 





Profissionais diplomados em cursos superiores.



Na admissão ao programa, o candidato participará de uma seleção, através de uma análise do Currículo Lattes do candidato e uma entrevista de admissão.



 





 

































































































































































































































































































































Semestre



Disciplina



Carga Horária



 



Primeiro Semestre



 





Introdução à Psicanálise



30h





Primeira e Segunda Tópica Freudiana



30h





Complexo de Édipo



30h





O método da interpretação dos Sonhos



30h





Análise do Discurso e Psicanálise



30h





Introdução à Anatomofisiologia Humana



30h





Estudo Dirigido I



30h



Carga Horária do Módulo



210h



 



 



Segundo Semestre



 





Transferência e Contratransferência no setting



30h





Introdução à Psicopatologia



30h





Introdução a Psicofarmacologia



20h





Metodologia Cientifica Aplicada à Psicanálise



30h





Produção de Artigo Científico



30h





Estudo de Casos Clínicos em Psicanálise I



30h





Estudo Dirigido II



30h





Participação em Eventos I



5h



Carga Horária do Módulo



185h



 



 



Terceiro Semestre



 





Teorias de Anna Freud



30h





Teorias de Melanie Klein e Donald Winnicott



30h





Teorias de Wilhelm Reich



30h





Psicanálise e Educação



20h





Docência de Magistério de Educação Superior



20h





A Hipnose como ferramenta Terapêutica I



20h





Estudo Dirigido III



20h





Participação em Eventos II



5h



Carga Horária do Módulo



175h



 



 



Quarto Semestre



 





Teorias de Carl Gustav Jung



30h





Teorias de Jacques Lacan I



30h





Ética e Psicanálise



30h





Introdução a Neurociência



30h





Teorias Psicanalíticas Contemporâneas I



30h





Estudo Dirigido IV



30h





Participação em Eventos III



10h



Carga Horária do Módulo



190h



 



 



Quinto Semestre



 





Teorias de Heinz Kohut o os Transtornos de Personalidade



30h





Teorias de Wilfred Bion



30h





Teorias de Jacques Lacan II



30h





A Hipnose como ferramenta Terapêutica II



30h





Teorias Psicanalíticas Contemporâneas II



30h





Estudo Dirigido V



20h





Participação em Eventos IV



10h



 



Carga Horária do Módulo



180h



 



 



Sexto Semestre



 





Mercadologia aplicada a Psicanálise



30h





Mediação de Conflitos à Luz da Psicanálise



30h





Técnicas de Atendimento em Psicanálise I



30h





Técnicas de Atendimento em Psicanálise II



30h





TCC - Construção do Caso clínico



30h





Seminário Clínico Institucional



30h





Estudo Dirigido VI



20h





Participação em Eventos V



10h



Carga Horária do Módulo



190h



 



Estágio Clínico Supervisionado



150h



 



Supervisão Clínica individual e em grupo



150h



Carga Horária do Curso



1.260h




 


Carga horária do curso: 1.260 horas, divididas em 6 Semestres.



 


 METODOLOGIA

- Aulas expositivas ministradas através das metodologias ativas de aprendizagem e salas de aulas invertidas, com professores com títulos de mestre ou doutor reconhecido pela legislação vigente da CAPES em cada disciplina, com indicação de bibliografia para pesquisas, seminários e simpósios;



- Apostilas e planos de curso elaborados pelos professores de cada disciplina;



- Participação em congressos, seminários, workshops, palestras e simpósios;



- Aulas práticas de informática em laboratórios específicos;



- Materiais didáticos e de apoio sugeridos pela coordenação pedagógica do curso.



 





 



11.1. Avaliação do aluno



O aluno será avaliado pelos seguintes quesitos:



a)       Frequência mínima de 75% da carga horária presencial;



b)       Média mínima de sete pontos por disciplina constante da grade curricular;



c)      Trabalho de conclusão de curso em forma de apresentação de um artigo científico, orientado pelo professor orientador, conforme as linhas de pesquisa especificadas no ítem 17;



- Será organizado um livro e coordenado pelos professores do quadro permanente da instituição, responsáveis pelas linhas de pesquisa, que será publicado através de uma editora.



d)    Os alunos serão avaliados através de: pesquisas, resenhas e trabalhos.



     e) Na condição de Atividades extracurriculares, é obrigatório ao aluno se submeter durante o curso, a sessões de análise clínica individual com um Psicanalista Clínico credenciado. Exigindo-se no mínimo 150 horas, que deverá ser comprovado pelo profissional através de relatório, com firma reconhecida.



 



 





A instituição adotará avaliação interna do curso através de questionários de avaliação que deverão ser preenchidos pelos professores, alunos e funcionários, contendo:



a)      avaliação dos professores (perfil do profissional: estratégias e domínio de conteúdos);



b)      avaliação dos conteúdos ministrados;



c)      avaliação dos materiais pedagógicos disponibilizados (salas de aula, biblioteca, sala de informática);



d)      Sistemas de apoio: secretaria – atendimento, mídias utilizadas: fone, fax, internet;



e)      Sugestões para a melhoria da qualidade de gestão pedagógica e administrativa.  



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