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Curso de Formação em Psicanálise: Formação Profissional

Formação em Psicanálise.

Programa de Formação em Psicanálise:
 
Formação Profissional: baseada no Tripé Psicanalítico.
 

3.1.Objetivo geral:

Promover programas de educação continuada para profissionais dos diversos níveis seja na área de educação ou biocientífica oferecendo programas de formação para portadores de graduação em ensino superior que queiram se dedicar ao trabalho na área específica.

 

 Capacitar e aperfeiçoar continuadamente profissionais das áreas humanas, da saúde e afins para reconstruírem e ampliarem conhecimentos específicos através de pesquisas científicas.

 

Possibilitar que profissionais das áreas relacionadas obtenham conhecimento relacionado à Psicanálise Clinica, conforme a legislação vigente, para que possa contribuir com o conhecimento na área da pesquisa científica.

 

Este programa é aberto a portadores de diploma de nível superior, nas áreas das ciências humanas, saúde e afins, pautado na indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão e entre o conhecimento e as intervenções de apoio comunitário no campo psicossocial, fomentando total e irrestrito respeito à ética e ao aprimoramento profissional contínuo, espera-se que o egresso do Curso de Pós-graduação em Psicanálise possua:

Habilidades e competências relativas ao ensino, à pesquisa e às intervenções profissionais, pautando-se na dialética relação entre ciência e profissão e no reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano;

Capacidade de desenvolver no exercício da profissão a interlocução real e prática com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico; Capacidade de fazer uso crítico de diferentes teorias e métodos em psicanálise, numa perspectiva em que a intervenção profissional não é mera aplicação de conhecimentos já aprendidos, mas sim produção de conceitos e métodos adequados às intervenções profissionais concretas;

Habilidade de escutar, mas também de saber expor suas posições, fazendo a análise de suas implicações.

Capacidade de empreender diferentes estratégias de intervenção em gestão de pessoas, desenvolvendo os conhecimentos já existentes;

Habilidade de transitar nas diferentes áreas do saber e da prática da profissão;

Habilidade para identificar demandas de ordem psicológica e traçar estratégias adequadas de resposta e intervenção;

Capacidade para elaborar projetos de intervenção, pautados no respeito às características da população atendida;

Competência para identificar problemas e elaborar metodologias de investigação científica no campo da Psicanálise e em sua interface com outros campos;

Capacidade de promover a saúde e qualidade de vida dos sujeitos, grupos, comunidades e organizações nos distintos contextos, através dos métodos próprios da profissão, acatando as determinações e diretrizes do código de ética da profissão

Capacidade de produzir textos de pareceres e relatórios, quando necessário, de forma clara e bem articulada;

Habilidade para atuar de forma reflexiva e atenta, evitando reproduzir modos prescritivos e diretivos de atuação.

 

 

1.260 horas, divididas em 6 Semestres.

 

6 semestres.

 

Profissionais diplomados em cursos superiores.

Na admissão ao programa, o candidato participará de uma seleção, através de uma análise do Currículo Lattes do candidato e uma entrevista de admissão.

 

 

Semestre

Disciplina

Carga Horária

 

Primeiro Semestre

 

Introdução à Psicanálise

30h

Primeira e Segunda Tópica Freudiana

30h

Complexo de Édipo

30h

O método da interpretação dos Sonhos

30h

Análise do Discurso e Psicanálise

30h

Introdução à Anatomofisiologia Humana

30h

Estudo Dirigido I

30h

Carga Horária do Módulo

210h

 

 

Segundo Semestre

 

Transferência e Contratransferência no setting

30h

Introdução à Psicopatologia

30h

Introdução a Psicofarmacologia

20h

Metodologia Cientifica Aplicada à Psicanálise

30h

Produção de Artigo Científico

30h

Estudo de Casos Clínicos em Psicanálise I

30h

Estudo Dirigido II

30h

Participação em Eventos I

5h

Carga Horária do Módulo

185h

 

 

Terceiro Semestre

 

Teorias de Anna Freud

30h

Teorias de Melanie Klein e Donald Winnicott

30h

Teorias de Wilhelm Reich

30h

Psicanálise e Educação

20h

Docência de Magistério de Educação Superior

20h

A Hipnose como ferramenta Terapêutica I

20h

Estudo Dirigido III

20h

Participação em Eventos II

5h

Carga Horária do Módulo

175h

 

 

Quarto Semestre

 

Teorias de Carl Gustav Jung

30h

Teorias de Jacques Lacan I

30h

Ética e Psicanálise

30h

Introdução a Neurociência

30h

Teorias Psicanalíticas Contemporâneas I

30h

Estudo Dirigido IV

30h

Participação em Eventos III

10h

Carga Horária do Módulo

190h

 

 

Quinto Semestre

 

Teorias de Heinz Kohut o os Transtornos de Personalidade

30h

Teorias de Wilfred Bion

30h

Teorias de Jacques Lacan II

30h

A Hipnose como ferramenta Terapêutica II

30h

Teorias Psicanalíticas Contemporâneas II

30h

Estudo Dirigido V

20h

Participação em Eventos IV

10h

 

Carga Horária do Módulo

180h

 

 

Sexto Semestre

 

Mercadologia aplicada a Psicanálise

30h

Mediação de Conflitos à Luz da Psicanálise

30h

Técnicas de Atendimento em Psicanálise I

30h

Técnicas de Atendimento em Psicanálise II

30h

TCC - Construção do Caso clínico

30h

Seminário Clínico Institucional

30h

Estudo Dirigido VI

20h

Participação em Eventos V

10h

Carga Horária do Módulo

190h

 

Estágio Clínico Supervisionado

150h

 

Supervisão Clínica individual e em grupo

150h

Carga Horária do Curso

1.260h

 

Carga horária do curso: 1.260 horas, divididas em 6 Semestres.

 

 METODOLOGIA

- Aulas expositivas ministradas através das metodologias ativas de aprendizagem e salas de aulas invertidas, com professores com títulos de mestre ou doutor reconhecido pela legislação vigente da CAPES em cada disciplina, com indicação de bibliografia para pesquisas, seminários e simpósios;

- Apostilas e planos de curso elaborados pelos professores de cada disciplina;

- Participação em congressos, seminários, workshops, palestras e simpósios;

- Aulas práticas de informática em laboratórios específicos;

- Materiais didáticos e de apoio sugeridos pela coordenação pedagógica do curso.

 

 

11.1. Avaliação do aluno

O aluno será avaliado pelos seguintes quesitos:

a)       Frequência mínima de 75% da carga horária presencial;

b)       Média mínima de sete pontos por disciplina constante da grade curricular;

c)      Trabalho de conclusão de curso em forma de apresentação de um artigo científico, orientado pelo professor orientador, conforme as linhas de pesquisa especificadas no ítem 17;

- Será organizado um livro e coordenado pelos professores do quadro permanente da instituição, responsáveis pelas linhas de pesquisa, que será publicado através de uma editora.

d)    Os alunos serão avaliados através de: pesquisas, resenhas e trabalhos.

     e) Na condição de Atividades extracurriculares, é obrigatório ao aluno se submeter durante o curso, a sessões de análise clínica individual com um Psicanalista Clínico credenciado. Exigindo-se no mínimo 150 horas, que deverá ser comprovado pelo profissional através de relatório, com firma reconhecida.

 

 

A instituição adotará avaliação interna do curso através de questionários de avaliação que deverão ser preenchidos pelos professores, alunos e funcionários, contendo:

a)      avaliação dos professores (perfil do profissional: estratégias e domínio de conteúdos);

b)      avaliação dos conteúdos ministrados;

c)      avaliação dos materiais pedagógicos disponibilizados (salas de aula, biblioteca, sala de informática);

d)      Sistemas de apoio: secretaria – atendimento, mídias utilizadas: fone, fax, internet;

e)      Sugestões para a melhoria da qualidade de gestão pedagógica e administrativa.  

POSSUI INTERESSE?
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