Abrir Menu

Mantenha-se SEMPRE INFORMADO

Quando o passado interfere no futuro

Planeta e país estão passando por momentos difíceis e logicamente os habitantes também.
A conquista dos objetivos, seja em qualquer setor na vida, exige que as pessoas melhorem a performance e mudem seus comportamentos deixando de lado padrões antigos e aprimorando estratégias para o futuro. É uma questão de sobrevivência. Questionamentos do tipo “ o que você quer?”, “o que você  ganha com isto?” , provocam as pessoas em todas as idades, principalmente quando  sentimentos  dificultam pessoas a sair do passado, viver no presente e preparar-se para o futuro.
Existem mecanismos inconscientes como a autossabotagem e a inabilidade de auto aceitação que podem gerar estes cenários.
 
Simplificando, um adulto que não se aceita e passa a vida inconformado com seus resultados, ou incapaz de gerar os resultados que deseja, pode ter crescido ouvindo os berros da mãe dizendo que tudo o que ele fez estava errado, ou ouvindo de seu pai que “nunca ele será alguém na vida”.
Então por mais que se esforce, existe uma “comanda” interna e inconsciente que o impossibilita de alçar voos altos, ou quando o faz, esta pessoa é incapaz de se sentir satisfeito com o patamar conquistado, achando seus resultados rasos, mesmo sendo aplaudido e admirado por amigos e familiares.
E é possível resolver isto?
 
Sim, todos nós possuímos uma infinidade de comportamentos e crenças que limitam nossas ações e anseios, e a forma mais eficiente e rápida de entender e ressignificar estes comportamentos, é sem sombra de dúvida iniciar um processo terapêutico sério.
Portanto, para calibrar seu foco e resultados, é necessário checar de forma minuciosa os elementos propulsores que conduzem e determinam a altura dos voos que empreende, e iniciar a partir disso, um processo de crescimento e aprendizado, que permitirá alterar os comportamentos limitantes, calibrar sua motivação, determinação e engajamento.
 
Iniciar um processo terapêutico para ressignificar as experiências passadas, combinado com um trabalho sério e focado de coaching para construção de futuro, poderá reorganizar toda a sua existência, municiando-o a voos cada vez mais sublimes.
 
Se você tem alguma dúvida me mande um e-mail com sua pergunta, teremos um enorme prazer em responder.
Cátia Schumann Personal & Professional Coaching, e-mail: schumel@uol.com.br
Antonio Santos é Psicanalista Clínico, Autor do livro “Como ultrapassar seus limites e crescer em meio ás dores, medos e desafios” e-mail: antonio@antoniosantos.com.br / Website: www.antoniosantos.com.br
VOLTAR