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Mediação de conflitos a luz da Psicanálise: do cotidiano escolar ao contexto empresarial

Objetivo

Inserir e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre os fundamentos da teoria psicanalítica presentes na obra de Sigmund Freud para compreensão dos comportamentos e reações do sujeito imerso em um determinado grupo.

Público-Alvo: Diretores, Coordenadores, Professores, Professores Mediadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Administradores, gestores de equipes e interessados no tema portadores de diploma de graduação (em qualquer área).

 

Programa:

Módulo I (35h) - Introdução a Psicanálise

O que é psicanálise | Vida e Obra de Sigmund Freud | Primeira Formulação Pré-Psicanalítica | O Mecanismo Psíquico dos Fenômenos Histéricos (1893).

Módulo II (35h) - Noções Básicas de Psicanálise I

Primeira Tópica Freudiana| As duas leis fundamentais (Determinismo e Inconsciente) | Traumas, recalques e fixações | O retorno do conteúdo recalcado (neuroses e somatizações) | Topologia do aparelho Psíquico | O princípio do prazer (prazer e realidade) | Pensamento primário e secundário | Fantasia versus realidade | Neuróticos e Psicóticos | Psicopatologia da vida cotidiana | Mecanismos de defesa

Módulo III (35h) - Noções Básicas de Psicanálise II

Segunda tópica | A teoria da sexualidade | A libido e seu desenvolvimento | As fixações da libido | A teoria das pulsões (Vida e Morte) | O direcionamento da energia libidinal (objeto de desejo) | As instâncias do aparelho psíquico (ID, Ego e Superego).

Módulo IV (35h) - O Complexo de Édipo/Electra

O complexo de édipo | O desdobramento do Édipo em famílias não convencionais /  Em famílias convencionais / Em famílias homo afetivas masculinas / Em famílias homo afetivas femininas | O desdobramento do Édipo no nosso século (síndrome dos pais ausentes)

Módulo V (35h) – O MODERNO GESTOR DE PESSOAS

Moderno gestor de Pessoas| Desenvolvimento de pessoas| Desenvolvimento de equipes| Motivação de equipes| Comunicação e Relações no trabalho

Módulo VI (35h) – GESTÃO DE RISCOS NA CONDUÇÃO DE EQUIPES

Definir e analisar ameaças, mapas de risco e de vulnerabilidade da instituição| Análise SWOT| Atuar na elaboração de Planos de Gestão e de Contingência| Promover ações de prevenção e resposta no gerenciamento de crises | Atuar de forma a minimizar a crise de imagem | Implementar gabinete de crise e atuar como um de seus membros| Atuar nas diferentes fases de situações de crise, de forma efetiva| Conduzir processos de gerenciamento de crises.

Módulo VII (35h) - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

O que são e porque ocorrem| Tipos de conflitos | Como administrar um conflito| Gerenciamento de conflitos em mudanças organizacionais.

Módulo VIII (35h) - MEDIAÇÃO DE CONFLITOS II

Análise de Casos |Percepção do conflito, diagnóstico e gerenciamento assertivo| Formas de gerenciar conflitos.

Módulo IX (35h) - A DINÂMICA DA TRANSFERÊNCIA E CONTRATRANSFERÊNCIA NA SALA DE AULA E NO AMBIENTE COORPORATIVO.

O Complexo de Édipo/Electra |A dinâmica da transferência e contratransferência na sala de aula | A dinâmica da transferência e contratransferência no ambiente coorporativo.

Módulo X (35h) - DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Planejamento da aprendizagem | Fundamentos da educação superior | Mídias e sua relação com o aprender |    O professor na sociedade contemporânea | Trabalho de conclusão de curso: fundamentos e metodologia de pesquisa | Metodologias ativas | Avaliação da aprendizagem | Plano de trabalho docente | Aprendizagem do jovem adulto | Currículos diferenciados | Estratégias e recursos didáticos.

Módulo XI (40h) – A PSICOLOGIA DAS MASSAS DE SIGMUND FREUD

Como o indivíduo se comporta imerso em um grupo | Como aumentar a colaboração e eficiência da equipe| Como fomentar auto comprometimento a nível pessoal e institucional | Adaptação emocional as demandas do dia a dia

Módulo XII (35) – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFÍCA   

Metodologia da pesquisa científica| Trabalho de conclusão de Curso.

 

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